segunda-feira, 29 de julho de 2013

Veja como foi a derrota que custou a liderança ao Inter


O Inter se tornou líder do Campeonato Brasileiro na quarta-feira. Fez um pacto no vestiário. Iria manter a ponta em direção ao título. Pois a liderança durou quatro dias. Logo no primeiro confronto, tomou 3 a 0 do lanterna Náutico, em Recife, caiu para a segunda colocação e deixou a Arena ouvindo o debochado grito de olé. O resultado repete a mesma goleada sofrida no campeonato do ano passado.
É claro que estava sem quatro titulares, Leandro Damião, D'Alessandro, Gabriel e Índio, mas ainda assim não justifica a goleada. Também mostrou Alan Patrick, de atuação insuficiente. E mais: dos raros seis gols marcados pelo Náutico na competição, dois deles foram sobre a zaga do Inter.
De início, foi um jogo sob o domínio do sol. Só pode ter sido o calor intenso o motivo daquele futebol de excessivas trocas de passe, de falta de iniciativa, disputado apenas na zona central do gramado, sem escapadas pelas pontas, sem jogadas insinuantes. No caso do Inter, e efeito da temperatura é bastante presente, porque, afinal, havia jogado em São Paulo na quarta-feira com 7ºC, e neste domingo, à sombra, estava 27ºC em Recife. Ainda assim, o Inter manteve o domínio controlado, com quase 65% de posse de bola.Sem D'Alessandro, Kleber usou a braçadeira de capitão e ao menos em um momento ele foi à linha de fundo e cruzou a seu jeito, em curva, na direção de Rafael Moura, que não soube aproveitar. Em seguida, uma sequência de escanteios mostrou que o Inter apertou o ritmo em cerca de três a quatro minutos, até que tudo voltasse à lentidão de passes sonolentos.
O lance que melhor lembra um futebol competitivo aconteceu aos 32 minutos. Alan Patrick fez sua melhor participação no jogo, talvez única, ao lançar Rafael Moura que, abalroado, permitiu a bola sobrasse para Forlán. O uruguaio passou pelo goleiro Berna mas concluiu sobre a zaga.O segundo tempo não espantou a sonolência. Tanto que o centroavante Rafael Moura perdeu o lance de gol mais claro do jogo. Com a falha da zaga, dentro da pequena área, Rafael tentou ajeitar o corpo, enquadrar as pernas para o chute, olhar a bola — e só aí se passaram quase dois segundos. Ou seja, todo o time do Náutico teve tempo de se recuperar e interceptar o lance.

Na sequência, Dunga trocou Rafael por Caio, e Alan Patrick por Dátolo. Numa primeira movimentação, Dátolo permitiu que Jorge Henrique acertasse um chute de fora da área e parecia que, enfim, o Inter acordaria. Não foi o que aconteceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário