sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mudança de esquema!!!


Após a derrota do Grêmio na Arena por 1 a 0 para o Coritiba, as críticas ao técnico Renato pela mudança do esquema 3-5-2 - com bom rendimento no Gre-Nal - para o 4-4-2 com três volantes, que iniciou a partida desta quinta e mostrou fraco rendimento, ganham corpo entre os torcedores. O treinador justificou a escolha:

— Você não pode ter apenas um plano A. Tem que ter um B e um C também. Se tiver só um, você será facilmente marcado pelos adversários. Jogamos bem no Gre-Nal. Mas temos que ter outras alternativas. Eu não joguei com três zagueiros, pois eu ia perder um homem no meio-campo e o Coritiba veio com muitos jogadores neste setor. Mas eu pretendo usar novamente o esquema com três zagueiros — afirmou o treinador.

O técnico também avaliou a atuação de seu meio-campo com três volantes. Admitiu que Elano pode ter ficado sobrecarregado ao ficar sozinho na função de alimentar o ataque. E também falou da eficiência do adversário ao bloquear as ações do Grêmio.

— Ali tem que pensar rápido, dominar e tocar. A gente pode ter demorado demais para se deslocar. Talvez aceitamos muito a marcação do Coritiba, que foi boa. 

Para o jogo contra o Bahia, neste domingo, em Salvador, Renato terá os desfalques de Kleber e Pará - suspensos pelo terceiro cartão amarelo. O treinador disse ainda não ter definido os substitutos, mas a tendência é que ele opte por dois ex-jogadores do Juventude: Paulinho no ataque e Moisés na lateral-direita.

— Temos tempo para pensar. Essas coisas acontecem no futebol: se machucar, ser suspenso ou expulso. O Pará também recebeu o terceiro. Vamos pensar na melhor opção contra o Bahia — completou.

Mesmo com a derrota para o Coritiba, o Grêmio permanece na nona posição do Brasileirão. O time se reapresenta no Olímpico nesta sexta-feira e começa a preparação para encarar o Bahia no domingo, 18h30min, na Arena Fonte Nova, em Salvador.

Dátolo e Vitor Júnior são liberados pelo Inter


Dátolo e Vitor Júnior estão fora do Inter. Quem confirma isso é o próprio clube através do seu site oficial nesta sexta-feira. Ambos, assim, estão livre para procurarem outra equipe para jogar em 2013.
O destino dos dois, que não foi revelado pelo Inter, deve ser conhecido nos próximos dias. A direção colorada evitou dizer o destino da dupla e, assim, deixou com as futuras equipes esta incumbência.
Vitor Júnior desperta o interesse do Coritiba, e esse pode ser o provável destino do meia. Já Dátolo, tem o Vasco da Gama e o Atlético-MG como um dos candidatos, além de sondagens de clubes de fora do Brasil. Ambos sequer treinaram nesta sexta-feira com o grupo colorado.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Definidas os horários das partidas de oitavas de final da Copa do Brasil


A CBF definiu na tarde desta quarta-feira as datas e horários dos confrontos de oitavas de final da Copa do Brasil.
O Grêmio começa a definir uma das vagas às quartas diante do Santos, na Vila Belmiro, dia 21 de agosto, quarta-feira, às 19h30min. A partida de volta será no dia 28 de agosto, também quarta-feira, às 21h50min, na Arena.
Já o Inter abre o confronto com o Salgueiro no Estádio do Vale, dia 22 de agosto, quinta-feira, às 19h30min. A volta será também na quinta-feira, 29 de agosto, às 21h50min.

Forlán é liberado e desfalca o Inter em duas partidas


Forlán está com a seleção uruguaia e é mais uma baixa para o técnico Dunga para a partida de domingo, diante do Atlético-PR, em Novo Hamburgo. O jogador, aliás, será desfalque no jogo da outra semana, contra o Botafogo, já que o Uruguai realiza amistoso no próximo dia 14, no Japão.
Somado ao atacante, como desfalques, estão Jorge Henrique e Fabrício, suspensos por conta da expulsão no Gre-Nal, e Índio, lesionado. Desta forma, o treinador colorado tem três posições em aberto na equipe colorada.
Por ora, Dunga ainda não definiu quem joga. Isso porque, no treino da manhã desta quarta-feira, o técnico comandou um treinamento sem times definidos no CT Parque Gigante. A tendência é que, nos trabalhos à tarde, os substitutos sejam escolhidos. No meio, Alan Patrick deve ganhar oportunidade na equipe, uma vez que Alex ainda não reúne as condições físicas ideais para atuar 90 minutos. Na frente, Scocco pode iniciar jogando pela primeira vez como titular do Inter, mas concorre com Caio a preferência do treinador.

As várias opções táticas de Renato


Renato Portaluppi tem várias alternativas táticas para escalar o Grêmio que enfrenta o Coritiba nesta quinta-feira, na Arena, pela 12ª rodada do Brasileirão. O técnico utilizou o 3-5-2 no Gre-Nal do último domingo e testou o time no mesmo esquema nesta terça-feira. No entanto, variações do 4-4-2 não estão descartadas, principalmente pela ausência de Werley, expulso no clássico.
Confira as possíveis variações táticas do Grêmio
3-5-2 com dois volantes
Esquema utilizado no Gre-Nal e testado para o jogo contra o Coritiba. Há boas chances deste esquema ser adotado. Sem Werley, expulso no clássico, o trio de zaga seria formado por Bressan, Rhodolfo e Gabriel. Adriano, Riveros e Elano comporiam o meio-campo, com Kleber e Barcos no ataque. Pará e Alex Telles jogam mais adiantados, como alas, neste formato.
Escalação: Dida; Rhodolfo, Gabriel e Bressan; Pará, Adriano (Souza), Riveros, Elano e Alex Telles; Kleber e Barcos.
3-5-2 com dois meias
Neste esquema, menos provável, Renato optaria por apenas um volante — possivelmente Riveros —, e dois jogadores de articulação: Elano, que ficaria responsável por fazer a ligação da defesa com o ataque, e Maxi Rodríguez, para dar velocidade e ser o jogador mais ofensivo do meio. Os laterais Pará e Alex Telles, em especial o que joga pela direita, não avançariam tanto para compensar a falta de marcadores no centro do campo.
Escalação: Dida; Rhodolfo, Gabriel e Bressan; Pará, Riveros, Elano, Maxi Rodríguez e Alex Telles; Kleber e Barcos.
4-4-2 com losango
Era o esquema utilizado antes do Gre-Nal. Nele, Pará e Alex Telles voltam a ser laterais, Rhodolfo e Bressan compõem a zaga e o meia Maxi Rodríguez entra no lugar do zagueiro Gabriel. Assim, o time fica com um volante de contenção, dois meio-campistas que marcam e saem para o jogo e um articulador. O atacante, inalterado, segue com Kleber e Barcos na ausência de Vargas.
Escalação: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Adriano (Souza), Riveros, Elano e Maxi Rodríguez; Kleber e Barcos.
4-4-2 com quadrado
O esquema tem os mesmos jogadores do 4-4-2 com losango, mas o posicionamento no meio-campo é diferente. São dois volantes fixos, lado a lado, e dois meias mais avançados. Assim, os volantes praticamente não saem para o jogo, mas os meias ficam com menos responsabilidades defensivas. A zaga e o ataque se movimentam de forma parecida.
Escalação: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Adriano (Souza), Riveros, Elano e Maxi Rodríguez; Kleber e Barcos.
4-3-1-2
Este formato é mais defensivo. São três volantes de marcação que pouco saem para o jogo e apenas um jogador de articulação no meio-campo. Lembra o losango, mas os dois jogadores que fariam os lados do campo avançam menos. O esquema exige um apoio maior dos laterais, que terão liberdade para atacar em função da proteção dada pelos marcadores do meio.
Escalação: Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Adriano, Souza, Riveros e Elano; Kleber e Barcos.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/esportes/gremio/noticia/2013/08/as-opcoes-taticas-de-renato-portaluppi-para-enfrentar-o-coritiba-pelo-brasileirao-4226037.html

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Grêmio preocupado com o Santos


Com a autoestima arrasada pelos 8 a 0 no Camp Nou, o Santos fará dos confrontos com o Grêmio, na Copa do Brasil, a sua chance de redenção. É o que pensa a direção do Grêmio.
O primeiro jogo será na Vila Belmiro, 20, 21 ou 22 deste mês. A decisão ocorre na Arena, em 27, 28 ou 29 (datas dependem da programação da televisão).
Setoristas avaliam que a tarefa de reconstrução do Santos após a saída de Neymar será ainda mais demorada a partir do desastre frente ao Barcelona. Primeiro, será preciso contornar a crise administrativa, que poderá resultar na demissão do gerente de futebol Nei Pandolfo. O passo seguinte será fazer as pazes com a torcida, que não digeriu o resultado e promoveu depredações na chegada da delegação. Ontem, para evitar novos protestos, o treino foi com portões fechados.
Neste contexto, ganha relevância o jogo contra o Corinthians, nesta quarta, na Vila Belmiro. Uma vitória amenizará o quadro. Uma derrota, que empurrará a equipe para mais perto da zona de rebaixamento, significará o caos.
Dentro de campo, a esperança recai sobre o garoto Neilton, 19 anos.
— Ele tem muita habilidade, é agudo, faz gols. Mas ainda está longe de Neymar — atesta Michael Santos, setorista da Tribuna de Santos.
Para proteger a defesa, considerado o setor mais fraco da equipe, o técnico Claudinei Oliveira colocará Renê Júnior ou Alan Santos ao lado de Arouca. Com isso, o irregular Montillo ganhará maior liberdade de criação.
Poucos acreditam no segundo jogo contra o Barcelona. Nesse caso, o clube receberá 4,5 milhões de euros como indenização. Por contrato, todo o valor gerado em cada um dos amistosos ficava com o mandante. Ou seja, o Santos levou uma das maiores goleadas de sua história e ainda voltou de bolso vazio.
Ao falar sobre a possibilidade de Gre-Nal nas semifinais, o executivo de futebol Rui Costa avisa:
— Primeiro, temos que passar pelo Santos.

Técnico do Salgueiro cita Mazembe como exemplo contra o Inter


A carreira de Marcelo Augusto Oliveira Chamusca como treinador traz passagens pelo Sport, Bahia, CRB e Vitória da Conquista. O baiano de 46 anos ganhou experiência no Exterior no Al Arabi do Catar e no Oita Trinita, do Japão, como auxiliar do irmão, Péricles.
O confronto contra o Inter é a maior façanha na história de 41 anos do Salgueiro, que tem uma folha de pagamento de R$ 180 mil.
Zero Hora — Te agradou ter o Inter como adversário na Copa do Brasil?
Marcelo Chamusca — As oito equipes do outro pote eram de muita força, têm investimento. Estávamos na expectativa de que seria um grau de dificuldade muito grande. O Inter é um time de G-4, campeão do mundo, da Libertadores, tem jogadores de seleção... chegamos em uma fase que temos de usufruir o momento que conquistamos, vamos jogar como azarão, mas sem medo. Como fizemos contra o Vitória e Criciúma.
ZH — Salgueiro jogará para a frente ou apostará no contra-ataque?
Chamusca — Vai depender muito da situação do confronto. Contra Criciúma, por exemplo, jogamos de igual para igual. Colocamos bola na trave. Tivemos chance de ganhar (a partida acabou 0 a 0 em Salgueiro e 1 a 1 no Heriberto Hülse). O Grêmio foi à Criciúma e perdeu. Nós saímos aplaudidos do Heriberto Hülse.
ZH — Chama atenção a quantidade de gols sofridos na Série D, apenas três.
Chamusca — Temos uma defesa muito sólida, que toma pouco gol. Estamos muito focados em subir para a Série C.
ZH — Você acredita que teus jogadores poderão sentir a responsabilidade de enfrentar jogadores como Forlán, D'Alessandro, Scocco?
Chamusca — É uma motivação muito grande para nós, mas acredito não vamos sentir. Reagimos bem à pressão, à torcida adversária. O favoritismo é do Inter, mas futebol é futebol. Tem coisas que não há explicações no futebol. Jogo é jogo. Não dá para achar que a coisa está ganha. O próprio Inter tem o Mazembe para usar como exemplo.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Flamenguinho consegue empate no último minuto

Após paralisação, o Flamengo voltou a campo neste sábado pelo Campeonato Estadual Infantil e empatou com o Cruzeiro (Santiago) por 1 x 1. No jogo realizado no 10° B LOG, devido ao período de interdição do Estádio Farroupilha para melhorias no gramado, a equipe santiaguense saiu na frente e ainda no primeiro tempo abriu o marcador, o rubro negro alegretense empatou no último minuto da partida. Com o resultado, o Flamengo continua na terceira posição do Grupo B, e hoje estaria classificado para a segunda fase. O próximo compromisso da equipe será dia 10 de agosto, em Pelotas, frente ao Fragata.

O Flamengo agradece ao Comando do 10° B LOG que gentilmente cedeu suas dependências para a realização da partida."

Empate no GRE-NAL faz Renato igualar a arrancada de 2010

Renato Portaluppi iniciou sua segunda trajetória pelo Grêmio com números idênticos aos da sua primeira passagem que iniciou em 2010. Isso, no Campeonato Brasileiro, já que a sua estreia ocorreu em uma partida da Copa Sul-Americana.
Na ocasião, o técnico assumiu a equipe na 13ª rodada, após a demissão de Silas por derrota para o Fluminense, 2 a 1. O time estava na 18ª colocação. Renato fez sua estreia diante do Goiás, no Olímpico, e iniciou com vitória por 2 a 0. Na sequência da competição, ocorreu mais uma vitória, dois empates, duas derrotas, deixando o Grêmio em 16º.
Esses números, que dão um aproveitamento de 44,4%, são os mesmos do início da segunda passagem do técnico pelo Grêmio, iniciada na sexta rodada, com o time em 7º lugar. Isso porque, após o 1 a 1 no Gre-Nal, os gremistas têm as mesmas duas vitórias, dois empates e duas derrotas na competição. Esses resultados fizeram a equipe cair duas posições em relação à sua chegada.
Em 2010, na reta final do Brasileirão, Renato chegou a dizer que se houvesse mais dez rodadas de campeonato, o Grêmio poderia ser campeão nacional. Naquele ano, o time terminou em 4º no Brasileirão e garantiu vaga na Libertadores do ano seguinte. Neste ano, o técnico tem a chance de cumprir a projeção feita.
Os jogos:
2010 — 44,4% de aproveitamento
Grêmio 2x0 Goiás
Ceará 2x1 Grêmio
Grêmio 1x2 Santos
Atlético-PR 1x1 Grêmio
Grêmio 1x0 Guarani
Botafogo 2x2 Grêmio
2013 — 44,4% de aproveitamento
Atlético-PR 1x1 Grêmio
Grêmio 2x1 Botafogo
Criciúma 2x1 Grêmio
Grêmio 2x0 Fluminense
Corinthians 2x0 Grêmio
Grêmio 1x1 Inter


Súmula relata agressão de Fabricio em Ramiro

Dunga pode ganhar um problema nos próximos jogos: Fabrício. O jogador foi expulso no Gre-Nal 397 em um lance envolvendo o volante Ramiro, já na segunda etapa. Em súmula divulgada nesta segunda-feira, o árbitro do jogo, Fabrício Neves Corrêa, disse que o jogador desferiu um tapa no seu adversário.
— Descrição: Expulsei, diretamente, com cartão vermelho, aos 47 minutos do segundo tempo, o atleta numero 14, sr. fabricio dos santos silva, do internacional, por atingir com um tapa o rosto do adversário numero 36, sr. ramiro m. benetti, do gremio, no momento em que disputavam a bola. o atleta atingido não necessitou de atendimento médico — diz o documento.
Por conta disso, o advogado do Inter Rogério Pastl acredita que o jogador possa ser denuncia por ato hostil (pena de uma a três partidas) ou até mesmo por agressão (pena de quatro a 12 jogos).
— Vamos esperar para ver a denúncia que será feita e aí pensamos na defesa. Um tapa não quer dizer que é necessariamente agressão. Vamos esperar — disse.
Jorge Henrique e o gremista Werley, também expulsos, tiveram súmulas mais "brandas", com o árbitro justificando os cartões por "calçar o adversário" e "por atingir com a sola da chuteira as costas", respectivamente.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Índio treina normalmente e deve jogar o GRE-NAL


Para o clássico Gre-Nal de domingo, o zagueiro Índio, que desfalcou a equipe do Inter nos últimos três jogos, deve estar à disposição do técnico Dunga. Quem confirma isso é próprio técnico em entrevista após o treinamento fechado no resort Vila Ventura, em Viamão, em preparação para a partida de domingo.
— Treinou normalmente, temos que esperar amanhã para ver como ele vai se sentir. Hoje teve treino com chuva, em campo pesado e não teve nenhum problema.
Outra dúvida na escalação do time para o Gre-Nal 397 na Arena, é no meio-campo. Apesar da disputa entre Jorge Henrique e Fabrício, os cotados para assumir a vaga no setor, o técnico deu indícios que deverá começar com o primeiro.
— Nós já decidimos quando eles chegarem em campo vocês vão ver. Ele(Jorge Henrique) vai atuar onde está acostumado a jogar — afirmou o técnico.
Os reforços Scocco e Alex estão à disposição do técnico colorado. No treinamento da última quinta-feira, Dunga colocou os dois jogadores como titular na parte final do treinamento. Porém, o treinador mantém cautela sobre a utilização dos dois.
— São jogadores que chegaram agora, é uma questão de entrosamento, que aos pouco vai acontecendo. Eles estão  à disposição.

O Inter tem mais um treinamento marcado para este sábado no resort, antes do clássico Gre-Nal de domingo, às 16h, na Arena do Grêmio.

Vargas é punido com 4 jogos de suspensão


O atacante Eduardo Vargas, do Grêmio, foi punido com quatro jogos de suspensão pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após denúncia da procuradoria peloartigo 254-A do CBJD (praticar agressão física) pela expulsão do chileno contra o Criciúma. O volante Matheus Biteco, expulso na mesma partida, pegou apenas um jogo, já cumprido, e está liberado para jogar no Gre-Nal da Arena. 

Vargas, com uma entorse no tornozelo direito, de qualquer forma seria desfalque para o técnico Renato no clássico deste domingo. Segundo o advogado Gabriel Vieira, do Grêmio, o clube entrará com recurso no Tribunal para tentar diminuir a pena do atacante:

— Temos três dias para entrar com o recurso e acreditamos que a punição pode ser reduzida — disse Vieira ao zhEsportes.

No entanto, a avaliação do advogado gremista, após os três julgamentos (Zé Roberto foi absolvido nesta quinta), é positiva:

— Conseguimos a absolvição do Zé Roberto, que era algo muito difícil, e desqualificamos a agressão na denúncia do Matheus. Infelizmente, no caso do Vargas, o Tribunal foi mais rígido e aplicou a pena mínima. Mas acreditamos em uma reversão deste resultado — complementou o advogado.


O artigo 254-A (praticar agressão física durante a partida):

PENA: suspensão de quatro a doze partidas, provas ou equivalentes, se praticada por atleta, mesmo se suplente, treinador, médico ou membro da comissão técnica, e suspensão pelo prazo de trinta a cento e oitenta dias, se praticada por qualquer outra pessoa natural submetida a este Código.

§ 1º Constituem exemplos da infração prevista neste artigo, sem prejuízo de outros:

I - desferir dolosamente soco, cotovelada, cabeçada ou golpes similares em outrem, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido;

II - desferir chutes ou pontapés, desvinculados da disputa de jogo, de forma contundente ou assumindo o risco de causar dano ou lesão ao atingido.

§ 2º Se da agressão resultar lesão corporal grave, atestada por laudo médico, a pena será de suspensão de oito a vinte e quatro partidas.

§ 3º Se a ação for praticada contra árbitros, assistentes ou demais membros de equipe de arbitragem, a pena mínima será de suspensão por cento e oitenta dias.

§ 4º Na hipótese de o agredido permanecer impossibilitado de praticar a modalidade em consequência da agressão, o agressor poderá continuar suspenso até que o agredido esteja apto a retornar ao treinamento, respeitado o prazo máximo de cento e oitenta dias.

§ 5º A informação do retorno do agredido ao treinamento dar-se-á mediante comunicação ao órgão judicante (STJD ou TJD) pela entidade de prática desportiva à qual o agredido estiver vinculado.


Saiba Quais Foram as maiores goleadas do clássico GRE-NAL

As Maiores Goleadas do Clássico GRENAL
O Internacional faz junto com seu maior rival, o Grêmio, o clássico conhecido como GreNal. No sul do país, nenhum jogo chama mais atenção do que este, em campo pode se notar a diferença para outras partidas.

Inter e Grêmio se enfrentam desde 18 de julho de 1909, data da maiorgoleada da história envolvendo as duas equipes: Grêmio 10 x 0 Internacional.

Confira a relação dos jogos em que uma das equipes venceu por seis gols ou mais.

As maiores goleadas a favor do Grêmio
18/07/1909- Grêmio 10 x 0 Internacional
18/06/1911- Grêmio 10 x 1 Internacional
23/06/1912- Grêmio 6 x 0 Internacional

As maiores goleadas a favor do Inter
17/09/1948- Internacional 7 x 0 Grêmio
28/05/1944- Internacional 7 x 3 Grêmio
01/11/1938- Internacional 6 x 0 Grêmio
30/07/1916- Internacional 6 x 1 Grêmio
26/09/1954- Internacional 6 x 2 Grêmio
18/07/1948- Internacional 6 x 2 Grêmio

Primeiro GRE-NAL 10x0!


À época o Internacional era um clube recém fundado e escolheuo Grêmio como o seu primeiro adversário. A diretoria do Grêmio chegou a propor o embate entre seu segundo quadro contra o primeiro quadro do Inter - o que não foi aceito pela diretoria alvi-rubro. Azar deles!!!! 10 a 0 foi pouco. A equipe gremista, que tinha em seus quadros jogadores de vasta experiência, jogou com: Callfelz, Deppermann, Becker, Caris, Black, Mostardeiro, Brochado, Grünewald, Moreira, Booth e Schroeder.

O inter atuou com: Poppe II, Portela, Simone, Vinholes, Pires, Wetternich, Pope I, Horácio, Cesar, Mendonça e Carvalho. Os gols foram marcados por Booth (5), Grünewald (4) e Moreira. A partida foi realizada na Baixada em 18 de Julho de 1909. O mais curioso é que a partida teve um quinteto na arbitragem: Waldemar Bromberg (arbitro principal), João de Castro e Silva e H. Sommer (bandeirinhas), Theobaldo Foengers e Theodoro Bugs (fiscais de gol - pois na época não existiam redes).

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Testes para o GRE-NAL


Enquanto os torcedores enfrentavam o calor na fila para a compra de ingressos para o Gre-Nal 397, o técnico Dunga comandava um coletivo no CT do Parque Gigante. O zagueiro Índio, prestes a completar seu 21º clássico, treinou como titular ao lado de Juan, no lugar de Ronaldo Alves. Jorge Henrique foi testado como titular no meio junto com D’Alessandro. O técnico Dunga testou diversas opções no decorrer do treinamento, inclusive colocando Alex e Scocco na equipe titular na parte final dos trabalhos.
O time titular começou com Muriel: Ednei, Índio, Juan e Kleber; Willians, Josimar, Jorge Henrique e D'Alessandro; Forlán e Leandro Damião. O técnico Dunga novamente mostrou-se preocupado com a bola parada. Em determinados momentos do coletivo, o técnico pedia aos jornalistas que não registrassem as jogadas aéreas.
A parte defensiva foi a primeira a ser treinada. Dunga repetia as cobranças até ajustar seu setor, visando o Gre-Nal do próximo domingo, na Arena.Dunga cobrou aproximação dos jogadores, para a troca de passes. A marcação pressão também foi orientada pelo técnico.
Com a entrada de Índio e Jorge Henrique na equipe do técnico Dunga, quem deixa o time titular é Ronaldo Alves e Fabrício, respectivamente. Outra novidade é a volta de Leandro Damião, que foi poupado na partida contra o Náutico.
Após fazer uma pausa por causa do forte calor, Dunga promoveu duas mudanças no time titular. Ronaldo Alves ingressou no lugar de Índio, e Forlán saiu dando o lugar para Fabrício, adiantando Jorge Henrique para o ataque. Na parte final do treinamento, Jorge Henrique saiu dando chance para Scocco no time titular, ao lado de Damião. E Alex também teve oportunidade, no lugar de D’Alessandro.
Nesta sexta-feira e no sábado que antecedem o Gre-Nal de domingo, o técnico Dunga deverá comandar treinos fechados para a imprensa, em um resort, na cidade de Viamão. Nestes dois treinamentos, Dunga deverá promover alguns testes na equipe titular, como a entrada de Fabrício.

O provável time titular para o Gre-Nal, domingo às 16h, na Arena, será Muriel: Ednei, Índio, Juan e Kleber; Willians, Josimar, Jorge Henrique e D'Alessandro; Forlán e Leandro Damião.

Desfalques para o GRE-NAL


O Grêmio terá os desfalques de Zé Roberto e Eduardo Vargas no Gre-Nal 397 deste domingo na Arena. O médico Fábio Krebs confirmou que o capitão sofreu uma lesão muscular no posterior da coxa direita e será baixa para o clássico. O chileno sofreu uma lesão no tornozelo e também está fora da partida.

— O Zé Roberto teve uma lesão que não é comum no histórico médico dele. Ele vai fazer tratamento, mas não terá condições de participar do Gre-Nal. Sentiu uma dor na coxa e teve um comprometimento da região que estava sensível — afirmou Krebs, que completou:

— O Vargas foi reavaliado pelo Dr. Felipe do Canto e foi verificado que tinha aumentado o inchaço na região. Ele sofreu uma lesão no tornozelo (o direito) que impedirá que ele jogue no domingo.

O departamento médico não confirmou o tempo de parada de ambos. Além do afastamento pelas lesões, Zé Roberto e Vargas podem ser afastados da equipe pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). 

O capitão será julgado nesta quinta pela falta cometida no lateral Lucas do Botafogo, que teve fratura no tornozelo, e pode pegar até seis jogos de suspensão. O atacante, assim como o volante Matheus Biteco, responderá nesta sexta pela expulsão contra o Criciúma e pode pegar de quatro a 12 partidas de afastamento.

Colorados formam fila para adquirir ingresso para o GRE-NAL

Torcedores colorados formaram uma fila na manhã desta quinta-feira ao lado do Gigantinho em busca de ingressos para o Gre-Nal 397, no próximo domingo, na Arena. Apenas sócios podem adquirir os 1,5 mil bilhetes disponíveis para o Inter.

Emerson Nery Lopes, 40 anos, chegou às 6h para comprar ingresso para o clássico. Ele faltou ao trabalho para garantir o ingresso. As vendas começam apenas às 14h. Sua expectativa é de vitória no primeiro clássico na nova casa do maior rival.
— É sempre essa emoção toda — disse o colorado.

Grêmio perde mais uma fora de casa


Por enquanto, a irregularidade é a marca do Grêmio de Renato Portaluppi neste Brasileirão. Forte diante de seus torcedores, o time se fragiliza quando deixa a Arena. Foi assim novamente na noite desta quarta-feira. Sem força para pressionar o Corinthians, a equipe perdeu por 2 a 0, no Pacaembu, e desperdiçou a chance de avançar na tabela. Agora, mira no Gre-Nal, domingo, a chance de recuperação. De novo, em casa.

Foi muito ruim o primeiro tempo do Grêmio. Afoito, não conseguiu trocar passes e quase não usou os laterais para avançar. Elano manteve-se muito distante da zona de criação e Zé Roberto deixou o campo cedo demais, a 20 minutos, com lesão muscular na coxa direita. 

Como Kleber e Barcos passaram a maior parte do tempo embrenhados entre os zagueiros, não houve sequer uma conclusão perigosa contra a meta de Cássio. Já prevendo uma possível suspensão de Vargas em julgamento na sexta-feira, pela expulsão contra o Criciúma, Renato havia optado por começar sem o chileno, que poderia representar uma alternativa de velocidade.

Pressionado pela sequência de maus resultados, o Corinthians também custou a estabilizar-se em campo. Aos poucos, por força da velocidade de Emerson, Guerrero e Romarinho, que não eram acompanhados por Adriano e Biteco, passou a encontrar espaços nas imediações da área do Grêmio. Danilo também levava perigo com a precisão de seus passes. 

A 33 minutos, Dida rebateu para o lado chute de Guerrro e Emerson, mais veloz do que os marcadores, aproveitou o rebote e fez 1 a 0. A repetição do lance pela televisão mostra que o autor do gol estava em posição irregular na origem da jogada.

Um pouco mais ousado na segunda etapa, o Grêmio se expôs ainda com maior intensidade à velocidade do Corinthians nos contragolpes. Escapou por pouco de sofrer o segundo gol quando Romarinho recebeu passe de calcanhar de Danilo e chutou com perigo.

A resposta veio em cabeceio de Riveros, que acertou a trave, após falta cobrada por Elano. Só que, na sequência, Guerrero atravessou metade do campo sem marcação e bateu ao lado da meta de Dida.

Como os atacantes sofriam com a marcação, o Grêmio passou a viver dos chutes de Alex Telles, um deles defendido com dificuldade por Cássio, a 21 minutos.

Ao perceber que o time crescia, Renato arriscou tudo. Retirou Guilherme Biteco, que havia substituído a Zé Roberto e apostou em Vargas como terceiro atacante. Só que não houve tempo para reação. A 35 minutos, em escanteio, Paulo André cabeceou em cima da marcação, Dida foi encoberto e Pato, que recém entrara, fez 2 a 0 de cabeça. 

BRASILEIRÃO, 10ª RODADA, 31/7/2013

CORINTHIANS: 2

Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho (Renato Augusto, 18'/2º), Emerson (Douglas, 35'/2º) e Guerrero (Pato 25'/2°).
Técnico: Tite

GRÊMIO: 0
Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Riveros, Zé Roberto (Guilherme Biteco, 20'/1º, depois Vargas, 32'/2º) e Elano; Kleber e Barcos (Lucas Coelho, 42’/2º).
Técnico: Renato Portaluppi

Gol: Emerson (C), a 33 do primeiro tempo, e Pato (C), a 35 do segundo.

Cartões amarelos: Pará, Werley (G)

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).

Renda: R$ 737.112,50.

Público: 24.883 (23.849 pagantes)

Local: Pacaembu, em São Paulo