quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Grêmio perde mais uma fora de casa


Por enquanto, a irregularidade é a marca do Grêmio de Renato Portaluppi neste Brasileirão. Forte diante de seus torcedores, o time se fragiliza quando deixa a Arena. Foi assim novamente na noite desta quarta-feira. Sem força para pressionar o Corinthians, a equipe perdeu por 2 a 0, no Pacaembu, e desperdiçou a chance de avançar na tabela. Agora, mira no Gre-Nal, domingo, a chance de recuperação. De novo, em casa.

Foi muito ruim o primeiro tempo do Grêmio. Afoito, não conseguiu trocar passes e quase não usou os laterais para avançar. Elano manteve-se muito distante da zona de criação e Zé Roberto deixou o campo cedo demais, a 20 minutos, com lesão muscular na coxa direita. 

Como Kleber e Barcos passaram a maior parte do tempo embrenhados entre os zagueiros, não houve sequer uma conclusão perigosa contra a meta de Cássio. Já prevendo uma possível suspensão de Vargas em julgamento na sexta-feira, pela expulsão contra o Criciúma, Renato havia optado por começar sem o chileno, que poderia representar uma alternativa de velocidade.

Pressionado pela sequência de maus resultados, o Corinthians também custou a estabilizar-se em campo. Aos poucos, por força da velocidade de Emerson, Guerrero e Romarinho, que não eram acompanhados por Adriano e Biteco, passou a encontrar espaços nas imediações da área do Grêmio. Danilo também levava perigo com a precisão de seus passes. 

A 33 minutos, Dida rebateu para o lado chute de Guerrro e Emerson, mais veloz do que os marcadores, aproveitou o rebote e fez 1 a 0. A repetição do lance pela televisão mostra que o autor do gol estava em posição irregular na origem da jogada.

Um pouco mais ousado na segunda etapa, o Grêmio se expôs ainda com maior intensidade à velocidade do Corinthians nos contragolpes. Escapou por pouco de sofrer o segundo gol quando Romarinho recebeu passe de calcanhar de Danilo e chutou com perigo.

A resposta veio em cabeceio de Riveros, que acertou a trave, após falta cobrada por Elano. Só que, na sequência, Guerrero atravessou metade do campo sem marcação e bateu ao lado da meta de Dida.

Como os atacantes sofriam com a marcação, o Grêmio passou a viver dos chutes de Alex Telles, um deles defendido com dificuldade por Cássio, a 21 minutos.

Ao perceber que o time crescia, Renato arriscou tudo. Retirou Guilherme Biteco, que havia substituído a Zé Roberto e apostou em Vargas como terceiro atacante. Só que não houve tempo para reação. A 35 minutos, em escanteio, Paulo André cabeceou em cima da marcação, Dida foi encoberto e Pato, que recém entrara, fez 2 a 0 de cabeça. 

BRASILEIRÃO, 10ª RODADA, 31/7/2013

CORINTHIANS: 2

Cássio; Edenilson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Guilherme e Danilo; Romarinho (Renato Augusto, 18'/2º), Emerson (Douglas, 35'/2º) e Guerrero (Pato 25'/2°).
Técnico: Tite

GRÊMIO: 0
Dida; Pará, Bressan, Werley e Alex Telles; Adriano, Riveros, Zé Roberto (Guilherme Biteco, 20'/1º, depois Vargas, 32'/2º) e Elano; Kleber e Barcos (Lucas Coelho, 42’/2º).
Técnico: Renato Portaluppi

Gol: Emerson (C), a 33 do primeiro tempo, e Pato (C), a 35 do segundo.

Cartões amarelos: Pará, Werley (G)

Arbitragem: Alício Pena Júnior (MG), auxiliado por Márcio Eustáquio Santiago (MG) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).

Renda: R$ 737.112,50.

Público: 24.883 (23.849 pagantes)

Local: Pacaembu, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário